segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O projeto do AC12

Uma das fotos do AC12 que mais gosto (site do Renan: http://www.altaircoelho.com.br/)



Bom dia gente!!


Resolvi começar a semana postando algo sobre a escolha do projeto e a origem da idéia de construir o meu próprio avião (no caso, o AC12)!!

Como mostra resumidamente o meu perfil no Blog, eu estou terminando o curso de Engenharia de Automação e como todo curso de Engenharia ou alguns outros cursos superiores, ao término do curso é necessário que você apresente um TCC (Trabalho de Conclulsão de Curso) que não é nada mais nada menos que apresentar melhorias para algo que existe ou criar algo novo e apresentar as idéias quanto ao produto.

No meu caso eu pensei: Por quê não, fazer um avião? Afinal, normalmente são projetados por Engenheiros!!
Então, fiz um roteiro com os principais pontos para iniciar essa idéia, e o primeiro de todos era a escolha da aeronave, afinal no TCC você tem que apresentar todos os pontos, vantagens, desvantagens, o por que disso, o por que daquilo e blábláblá... Tudo muito detalhado, pois o TCC será apresentado para uma bancada de Professores, Engenheiros e empresarios.

Portanto, comecei a pesquisar alguns modelos de aeronaves para começar a "concretizar" a idéia. Com as palavras: aviação experimental, encontrei "zilhões" de modelos de aviões experimentais na internet. Inicialmente dei uma selecionada de mais ou menos 10 aeronaves.

Com estes 10 tipos de aeronaves, comecei a fazer uma análise crítica visando selecionar o projeto com uma boa ficha técnica com um custo acessível. Não sei se posso citar os outros modelos, mas na dúvida não citarei.
O que tenho a declarar é que enquanto eu procurava um projeto com uma boa ficha técnica e com um baixo custo... encontrei no AC12 uma ótima ficha técnica com um custo dentro do planejado. Apesar de não ter o projeto do AC12 em mãos, fiz algumas análises através de alguns dados técnicos disponíveis para acesso público na internet. E após adquiri o projeto do AC12 com Renan, aí sim fiz um estudo mais detalhado e mais aprofundado, o que me surpreendeu muito.


Eu ainda continuo fazendo diversas análises ainda no decorrer da construção, estou redesenhando todo projeto em um software que irá simular esforços de compressão, tração, flexão, etc... E por esse software teremos uma análise técnica de até onde poderemos "abusar do AC12!!" Hehehe...

O projeto do Sr. Altair Coelho sem dúvidas é um projeto extraordinário, especificamente o AC12, pois não conheço tecnicamente os demais projetos. Como citado acima, estudei bastante sobre o projeto, e cada detalhe do projeto é fantástico!!
Estou muito satisfeito em ter adquirido o projeto do AC12 e também pelo suporte técnico que o Renan tem dado, respondendo meus e-mails, trocando idéias, passando umas dicas de montagem.

As vezes você está pensando em construir um avião, está indeciso com os projetos. Com experiência própria eu recomendo o AC12, além de ter uma bela ficha técnica conforme citado acima, você não "ficará na mão" quanto a suporte técnico, pois é um outro ponto do roteiro da minha pesquisa, pois você comprar um projeto, começar do zero e não ter um suporte técnico, gera muito retrabalho, o que não acontece em nosso caso. Sempre que faço uma peça, ou estou com dúvidas, envio para o Renan, ele avalia e dá as devidas recomendações.

Conclusão de tudo isso, é que estou muito satisfeito de ter adquirido o projeto do AC12, agradeço ao Renan pelo suporte e aproveito para dar os parabéns para o Renan e o Sr. Altair Coelho pelo projeto. É realmente fantastico!!

Um abraço e ótima semana para todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário