segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O projeto do AC12

Uma das fotos do AC12 que mais gosto (site do Renan: http://www.altaircoelho.com.br/)



Bom dia gente!!


Resolvi começar a semana postando algo sobre a escolha do projeto e a origem da idéia de construir o meu próprio avião (no caso, o AC12)!!

Como mostra resumidamente o meu perfil no Blog, eu estou terminando o curso de Engenharia de Automação e como todo curso de Engenharia ou alguns outros cursos superiores, ao término do curso é necessário que você apresente um TCC (Trabalho de Conclulsão de Curso) que não é nada mais nada menos que apresentar melhorias para algo que existe ou criar algo novo e apresentar as idéias quanto ao produto.

No meu caso eu pensei: Por quê não, fazer um avião? Afinal, normalmente são projetados por Engenheiros!!
Então, fiz um roteiro com os principais pontos para iniciar essa idéia, e o primeiro de todos era a escolha da aeronave, afinal no TCC você tem que apresentar todos os pontos, vantagens, desvantagens, o por que disso, o por que daquilo e blábláblá... Tudo muito detalhado, pois o TCC será apresentado para uma bancada de Professores, Engenheiros e empresarios.

Portanto, comecei a pesquisar alguns modelos de aeronaves para começar a "concretizar" a idéia. Com as palavras: aviação experimental, encontrei "zilhões" de modelos de aviões experimentais na internet. Inicialmente dei uma selecionada de mais ou menos 10 aeronaves.

Com estes 10 tipos de aeronaves, comecei a fazer uma análise crítica visando selecionar o projeto com uma boa ficha técnica com um custo acessível. Não sei se posso citar os outros modelos, mas na dúvida não citarei.
O que tenho a declarar é que enquanto eu procurava um projeto com uma boa ficha técnica e com um baixo custo... encontrei no AC12 uma ótima ficha técnica com um custo dentro do planejado. Apesar de não ter o projeto do AC12 em mãos, fiz algumas análises através de alguns dados técnicos disponíveis para acesso público na internet. E após adquiri o projeto do AC12 com Renan, aí sim fiz um estudo mais detalhado e mais aprofundado, o que me surpreendeu muito.


Eu ainda continuo fazendo diversas análises ainda no decorrer da construção, estou redesenhando todo projeto em um software que irá simular esforços de compressão, tração, flexão, etc... E por esse software teremos uma análise técnica de até onde poderemos "abusar do AC12!!" Hehehe...

O projeto do Sr. Altair Coelho sem dúvidas é um projeto extraordinário, especificamente o AC12, pois não conheço tecnicamente os demais projetos. Como citado acima, estudei bastante sobre o projeto, e cada detalhe do projeto é fantástico!!
Estou muito satisfeito em ter adquirido o projeto do AC12 e também pelo suporte técnico que o Renan tem dado, respondendo meus e-mails, trocando idéias, passando umas dicas de montagem.

As vezes você está pensando em construir um avião, está indeciso com os projetos. Com experiência própria eu recomendo o AC12, além de ter uma bela ficha técnica conforme citado acima, você não "ficará na mão" quanto a suporte técnico, pois é um outro ponto do roteiro da minha pesquisa, pois você comprar um projeto, começar do zero e não ter um suporte técnico, gera muito retrabalho, o que não acontece em nosso caso. Sempre que faço uma peça, ou estou com dúvidas, envio para o Renan, ele avalia e dá as devidas recomendações.

Conclusão de tudo isso, é que estou muito satisfeito de ter adquirido o projeto do AC12, agradeço ao Renan pelo suporte e aproveito para dar os parabéns para o Renan e o Sr. Altair Coelho pelo projeto. É realmente fantastico!!

Um abraço e ótima semana para todos!!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Uma pausa no AC12 para um pouquinho de música!!

Cajón esperando apenas uma boa pintura para acabamento e o tocador!! :D

Cajón com fundo

Cajón sem as cordas e sem o fundo


Eu e meu velho demos uma pausinha no projeto do AC12, pois sou baterista e gosto de som acustico também. Então, como estamos com a "faca e o queijo na mão", eu e meu velho decidimos fazer um Cajón, instrumento acústico que simula alguns sons da bateria.

Quem se interessar, clique no link abaixo, trata-se de um vídeo de um solo de batera que meu clone postou no toutube.


Cavernas A e C... Quase lá!!!

Meu irmão gemeo.

Eu lixando a caverna B. Meu irmão gemeo estava dando um apoio também, o da foto acima.

Caverna C

Caverna A

Aeeeeeeoowwww!!!

Caverninha A e C só esperando o freijó!!



Vi que ontem o tempo melhorou bastante e a umidade caiu bem. Então, risquei as cavernas A e C para receberem o freijó, pois sabadão promete abrir um sol daqueles!!


quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Mais um pouquinho do trabalho!


Galerinha, tirei essa foto ontem após chegar da faculdade, na qual percebe-se um pouco mais da infraestrutura e o andamento do trabalho. Nesta fase do projeto estou muito animado e não vejo a hora de começar a colar as cavernas!!

Freijó!!


Eeeeee maravilha!! Dá uma olhada nas crianças!! O famoso freijó!!
Conforme postagens anteriores, no fim de semana passado fizemos os sarrafos de freijó, veja o resultado que maravilha!!
Comprei a cola ontem de um camarada em SP que o Jair me indicou, e devo estar recebendo entre hoje e amanhã. É pessoal, o tempo não melhorou, está bem fechado por aqui e a umidade está alta. Portanto, acredito que a colagem das cavernas serão cenas do próximo capítulo!!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Apoio


Quando você tem um projeto ou talvez um grande projeto para executar, sem sombras de dúvidas o apoio de pessoas que já tiveram uma certa experiência com algo parecido com o que você está planejando em fazer, é muito importante.

Antes de adquirir a planta do AC12, pesquisei bastante sobre as aeronaves experimentais e conversei com diversas pessoas que estão construindo, que pensam em construir ou que já projetaram aviões.

Neste período conheci um camarada com muita força de vontade e objetivo em seus projetos. E pelo pouco que conversamos, percebi que é uma pessoa sincera e disposta a ver o crescimento dos amigos a sua volta.

Este camarada me ajudou muito até agora, pois eu não tinha experiência de nada com relação à materiais, onde comprar, referências, etc...

E hoje, praticamente agora de pouco que acessei meu Blog, vi um comentário deste camarada e fique muito honrado em receber os comentários do jornalista Jair Italiani no meu Blog!!

"Tomei" a liberdade de acessar o Blog deste amigo e postar a foto acima para que vocês o conheçam!

Um abraço meu amigo e mais uma vez, obrigado pelo apoio!!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Primeiros Resultados

Ok, ok, to sabendo que a caverna F precisa de um acabamento.. to sabendo, to sabendo... Nada que uma boa lixa não possa resolver!!

Cavernas D e B, eu pensei em fazer a caverna B no lugar, ou seja, após a colagem das longarinas da fuselagem, porém acredito se tudo estiver calculadinho, não teremos problemas!! Vamos ver o que vira!!



Olha que maravilha!!! Os primeiros resultados de tanto trabalho... As cavernas estão começando a "pegar forma"!!

Por enquanto, nada de complicações... ...tudo muito tranquilho sem problemas!! ...espero que continue assim!! Hehehe...

Riscando e Cortando as Cavernas!!


Eu e meu velho trabalhando em conjunto!!

Meus Pais sempre deram opiniões em agumas decisões da minha vida e é claro sou muito grato a isso. Alguns palpites sobre os estudos, vida profissional, etc...

Eu achava que iria ser um pouco mais difícil falar para meus Pais: Pai, Mãe, vou construir um avião!! e tem mais, é para mim!! Pretendo voar nele!!

E minha família outra vez me apoiaram e estão novamente apostando que iremos concluir mais um sonho!! agradeço muito a Deus por isso!!

"Riscando" as Cavernas!!




Galera, estou postando algumas fotos da fase inicial do projeto, onde meu Pai deu uma força para cortar as cavernas que eu "risquei".

Além do meu Pai me acompanhando na confecção das cavernas, meu irmão gemeo (Marcos Duó) estava de cinegrafista!!

Na foto ao lado eu estava riscando a caverna C!!


Início do Projeto

Bom dia pessoal, criei este blog para postar informações referente à construção da minha aeronave experimental modelo AC12.

Iniciei a construção no dia 12/09/09, onde consegui riscar apenas a caverna A, pois estava com alguns compromissos para este dia, porém neste final de semana (no dia 19/09/09) consegui riscar as demais cavernas (B,C,D,E e F) e cortá-las. Ainda no dia 19/09/09 fiz os sarrafos do freijó que comprei na sexta-feira (dia 18/09/09).

O tempo aqui está nublado, mas estou providenciando a cola esta semana e espero que o tempo melhore, pois no próximo final de semana quero iniciar a colagem de algumas cavernas.